top of page

DIABETES E SEXUALIDADE

A diabetes mellitus é uma doença crônica extremamente comum e que tem repercussões em diversas áreas da vida do paciente. Em relação à sexualidade, a diabetes pode afetar a ereção, o desejo, e a ejaculação, exercendo um impacto negativo na sua qualidade de vida.

 

A disfunção erétil é uma doença comumente associada à diabetes, podendo atingir até 90% da população diabética. Pacientes diabéticos possuem três vezes mais chance de desenvolver problemas de ereção quando comparados aos não diabéticos. Além disso, a impotência costuma surgir em uma fase mais precoce da vida desses indivíduos.

A diabetes pode estar associada a baixos níveis do hormônio testosterona e isso pode desencadear uma redução do desejo sexual.

Diabéticos também podem desenvolver problemas de ejaculação. Até 40% desses pacientes que apresentam problema de ereção associada, podem evoluir com ejaculação precoce.

Os pacientes que desenvolvem tais disfunções sexuais podem ter sua autoestima prejudicada, assim como problemas no relacionamento com a parceira, no trabalho e no círculo social. Dessa forma, é importante que pacientes portadores de diabetes tenham sua glicemia bem controlada através de uma dieta adequada, da prática de exercícios físicos, além do tratamento medicamentoso prescrito por seu médico. Problemas sexuais devem ser valorizados e tratados de preferência por um especialista.

bottom of page